Bloco de Esquerda questiona Câmara Municipal sobre poluição em terreno
Principal / Uncategorized / Bloco de Esquerda questiona Câmara Municipal sobre poluição em terreno

Bloco de Esquerda questiona Câmara Municipal sobre poluição em terreno

O Bloco de Esquerda enviou uma pergunta à Câmara Municipal de Santo Tirso Tirso sobre poluição num terreno contíguo às águas do Rio Leça, na freguesia da Reguenga.

“O Bloco de Esquerda de Santo Tirso foi alertado para uma situação de despejo e acumulação de pneus, num terreno contiguo às águas do Rio Leça, na freguesia da Reguenga. Sabemos que, esta mesma situação, já tinha sido alertada à Câmara Municipal e Junta de Freguesia da Reguenga. No entanto, até então, nenhuma medida foi tomada, sendo que o local em questão, ainda se encontra cheio de pneus – cerca de 200 a 300 – alguns já embrulhados pelo mato e a descair para as águas do Rio Leça, colocando em causa a qualidade do solo e da água do rio”, refere o partido que pela primeira vez tem representação nos órgãos autárquicos em Santo Tirso.

O partido prossegue a sua argumentação: “Santo Tirso faz parte da Associação Intermunicipal para o Corredor Verde do Rio Leça, a primeira associação intermunicipal do país a ter como objetivo a recuperação de um rio. Sendo que o nosso município é um dos concelhos que integra esta associação e sendo nós também os “guardiões da nascente”, temos o dever de preservar este património natural que pertence a todos. Sabemos que as águas do rio não são estanques e devemos impedir que o direito da propriedade privada prevaleça em detrimento da saúde das pessoas e do bem-estar do meio ambiente. As populações que vivem junto ao rio não o querem poluído e se o mesmo se encontra em risco, é dever da Câmara Municipal intervir e mantê-lo limpo.

O Bloco de Esquerda deixa algumas questões ao Presidente da Câmara Municipal e restante executivo:

“1 – A decisão tomada na primeira Assembleia Geral da Corredor do Rio Leça, a 13 de julho, determinou a constituição, ainda este ano, de uma equipa de guarda- Bloco de Esquerda – Santo Tirso 2 rios que irá percorrer e monitorizar o rio Leça. Estes guarda-rios já estão no terreno? Como intervirá a Câmara Municipal caso algum desastre ambiental (como o despejo dos pneus numa das margens do rio) sejam detetados pelos respetivos guarda-rios?”

“2 – A Câmara Municipal confirma já ter sido alertada para esta situação aqui exposta? Se sim, já comunicou ou irá comunicar a situação ao proprietário e garantir que o mesmo fará a limpeza do terreno? Caso o mesmo não o faça, a Câmara Municipal irá proceder à remoção dos pneus e levá-los para um lugar onde os mesmos possam ser reciclados?”

“3 – A Câmara Municipal comunicou ou irá comunicar a situação a outras entidades competentes, nomeadamente aos Serviços de Proteção da Natureza e do Ambiente – GNR?”

“4 – Os pneus no local aparentam já lá estar há algum tempo, irá a Câmara Municipal, agora com os guarda-rios, ter mais atenção ao cuidado dos rios, neste caso do Rio Leça?”

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background