Santo Tirso vai celebrar a Semana dos Museus
Principal / Cultura / Santo Tirso vai celebrar a Semana dos Museus

Santo Tirso vai celebrar a Semana dos Museus

A Câmara Municipal de Santo Tirso assinala a Semana dos Museus 2025 com um programa diversificado que decorre entre 16 e 25 de maio. O Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC), o Centro de Arte Alberto Carneiro (CAAC) e o Museu Municipal Abade Pedrosa (MMAP) serão os palcos das diversas iniciativas propostas.

A iniciativa integra exposições, visitas guiadas, oficinas, percursos culturais e concertos, convidando todos os públicos a (re)descobrirem os espaços museológicos do concelho.

A abertura oficial acontece a 16 de maio, às 19h00, com a inauguração da exposição “13 Janelas, 13 Portas, 13 Cadeiras”, da artista visual Sandra Baía, patente no Museu Internacional de Escultura Contemporânea (MIEC).

Nos dias 19 e 20 de maio, terão lugar visitas guiadas e oficinas de conservação e restauro no Museu Municipal Abade Pedrosa (MMAP), dirigidas às escolas. A iniciativa inclui o acompanhamento do trabalho da Oficina Amoreto, que estará no museu a restaurar uma escultura do Mosteiro de São Bento e uma peça arqueológica. A oficina requer inscrição prévia obrigatória através do email museus@cm-stirso.pt ou do número de telefone 252 830 410.

A 21 de maio, pelas 15h30, realiza-se uma visita guiada ao Mosteiro de São Bento, monumento nacional cuja história remonta ao século X e que se destaca pela sua arquitetura e importância histórica na formação do território.

No dia 22, pelas 16h30, o público poderá participar em três atividades diferentes: um percurso pelas esculturas do MIEC e margens do rio Ave, uma visita ao Centro Interpretativo do Monte Padrão, dedicado ao património arqueológico do concelho, e uma visita à sede do MIEC e ao MMAP, incluindo a exposição de Sandra Baía e a exposição permanente de arqueologia.

Já a 23 de maio, pelas 17h30, será possível visitar o Santuário de Nossa Senhora da Assunção, obra arquitetónica de inspiração romano-gótica com uma vista privilegiada sobre a cidade. À noite, às 21h30, sobe ao palco do CAAC o violinista e compositor Samuel Martins Coelho, com o concerto “I ERROR”, uma viagem sonora que cruza o violino com eletrónica, refletindo diferentes fases da sua trajetória musical.

A programação prossegue a 24 de maio, às 16h00, com a apresentação do novo Catálogo do MIEC, seguida, às 16h30, da inauguração da exposição “Torrente”, resultante da residência artística Deslocações #08, promovida pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto.

A exposição reúne obras de estudantes de escultura inspiradas na relação com a água e com o território de Santo Tirso, refletindo a dimensão subjetiva e criativa de cada estudante. A fechar o dia, pelas 18h00, o jovem pianista e compositor Máximo Francisco apresenta-se ao público com um concerto no MIEC, cruzando influências clássicas, jazz e novas sonoridades.

Com entrada gratuita e iniciativas pensadas para públicos diversos, a Semana dos Museus em Santo Tirso convida à descoberta e à valorização dos museus e do património cultural do concelho, reforçando a ligação entre a arte, a história e a comunidade.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background