Pedro Nuno Santos ganha eleição para Secretário-Geral do PS em Santo Tirso
Principal / Política / Pedro Nuno Santos ganha eleição para Secretário-Geral do PS em Santo Tirso

Pedro Nuno Santos ganha eleição para Secretário-Geral do PS em Santo Tirso

Imagem: Facebook Alberto Costa

Pedro Nuno Santos (Lista A) venceu as eleições internas para Secretário-Geral do PS em Santo Tirso. Dos 513 inscritos nos cadernos eleitorais, 67 por cento, ou seja, 278 militantes com as quotas em dia, votaram naquele que é o novo Secretário-Geral do PS, contra 31% de José Luís Carneiro (Lista B) e 0,5% de Daniel Adrião (Lista C).

Concluído o ato eleitoral de hoje, do qual saiu o sucessor de António Costa no cargo de Secretário-Geral e candidato a Primeiro-Ministro, o presidente do PS/Santo Tirso, Alberto Costa, saúda, em primeiro lugar, Pedro Nuno Santos pela vitória eleitoral e endereça ao novo líder do partido “os maiores sucessos pessoais e políticos”.

Em segundo lugar, Alberto Costa congratula-se com a elevada afluência às urnas, na sequência do apelo que fizera dias antes das eleições internas, e ainda com a “forma, livre e democrática, como decorreram as eleições em Santo Tirso”.

O presidente da Comissão Política Concelhia aproveita mesmo para “agradecer a todas e a todos os socialistas que não ficaram em casa e contribuíram para mais uma grande demonstração de militância partidária e de respeito pelo ato eleitoral”.

No mesmo dia em que se elegeu o novo Secretário-Geral do PS, teve também lugar a eleição dos delegados ao 24.º Congresso Nacional, que se realizará de 5 a 7 de janeiro de 2024, em Lisboa. A lista A adstrita à moção de Pedro Nuno Santos elegeu oito delegados, contra três delegados da lista adstrita a José Luís Carneiro. Hoje, realizou-se ainda mais duas eleições: a de presidente nacional das Mulheres Socialistas-Igualdade e Direitos e a da Comissão Política Nacional das Mulheres Socialistas.

Recandidata à liderança daquela estrutura do partido, Elza Pais (Lista A) venceu as eleições em Santo Tirso, com 75% dos votos expressos em urna, contra 16% de Teresa Fragoso (Lista B).

Já a lista proposta por Elza Pais à Comissão Política Nacional ganhou as eleições em Santo Tirso com 80% dos votos – a Lista B, proposta por Teresa Fragoso, obteve 14%.

Num momento em que se fecha um ciclo político e um outro se abre, o presidente do PS/Santo Tirso não esquece o legado de António Costa, a quem dirige palavras de “gratidão”, “solidariedade” e “êxitos” para o futuro pessoal e político. “António Costa foi, é e será um dos maiores ativos do partido e deixa uma marca profunda no PS e no País”, sublinha Alberto Costa.

Ultrapassado o ato eleitoral interno, o presidente do PS/Santo Tirso está já com os olhos postos no futuro, nomeadamente nas Eleições Legislativas, com vista a contribuir, no terreno, para uma grande vitória do novo Secretário-Geral e do PS em março de 2024.

“A hora é”, conclui Alberto Costa, “de unirmos esforços e remarmos todos lado a lado para construir um Portugal Inteiro”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background