Passageiros do Titan terão morrido, avança a Guarda Costeira dos EUA
Principal / Mundo / Passageiros do Titan terão morrido, avança a Guarda Costeira dos EUA

Passageiros do Titan terão morrido, avança a Guarda Costeira dos EUA

Imagem: DR

A Guarda Costeira dos Estados Unidos da América (EUA) avançou há momentos que os destroços encontrados pertencem ao submarino Titan. A empresa do submersível já havia admitido anteriormente a morte de toda a tripulação.

Através de uma conferência de imprensa, a Guarda Costeira confirmou que um veículo operado remotamente pela Horizon Arctic descobriu o cone de cauda do submarino Titan a cerca de cerca de 400 metros da proa do Titanic no fundo do mar. Os destroços são “consistentes com uma implosão catastrófica da câmara de pressão”, foi ainda explicado.

“Após esta determinação, notificámos imediatamente as famílias em nome da Guarda Costeira dos Estados Unidos e de todo o comando unificado”, referiu o Contra-Almirante John Mauger, responsável pela conferência de imprensa, deixando as condolências às famílias dos cinco tripulantes.

Mauger frisou ainda que espera que esta descoberta dos destroços dê algum consolo às famílias da tripulação a bordo do submarino Titan durante este momento difícil. Os corpos podem nunca vir a ser recuperados.

A Guarda Costeira dos EUA está “grata pela rápida mobilização de especialistas em busca e salvamento submarino” e “incrivelmente grata por todo este espectro de assistência internacional que tem sido prestada”.

Foi também explicado que os ROVs permanecerão no local para continuar a recolher informações. John Mauger diz que se trata de um caso “incrivelmente complexo” e que a equipa ainda está a trabalhar para desenvolver os pormenores da linha do tempo.

No local estão ainda nove navios, técnicos e pessoal médico, mas a Guarda Costeira dos EUA vai começar a desmobilizar nas próximas 24 horas e não estão previstas novas conferências de imprensa.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background