Jovens Tirsenses representam Portugal no Parlamento Europeu em Estrasburgo
Principal / Notícias / Jovens Tirsenses representam Portugal no Parlamento Europeu em Estrasburgo

Jovens Tirsenses representam Portugal no Parlamento Europeu em Estrasburgo

Rafaela Paulo Teixeira e Ricardo Cerqueira são de Santo Tirso e foram selecionados para participar na quinta edição do European Youth Event (EYE2023) mesmo no coração da democracia europeia: o Parlamento Europeu em Estrasburgo. Este evento decorreu entre os dias 9 e 10 de Junho e reuniu jovens de toda a União Europeia e do mundo para partilhar e moldar as suas ideias sobre o futuro da Europa. Durante o evento, os jovens participaram em atividades cocriadas com instituições, organizações internacionais, sociedade civil e organizações juvenis, oferecendo um espaço para discussões e trabalho em rede. Esta foi uma oportunidade única para interagirem, inspirarem-se mutuamente e trocarem os seus pontos de vista.

À luz do contexto europeu e global e antes das eleições europeias de 2024, Rafaela e Ricardo escreveram duas propostas de diretivas sobre temas de extrema relevância pública, dos quais fizeram parte de um documento com Propostas de Diretivas Europeias resultante da reunião de um grupo de portugueses que organizaram uma série de mesas redondas com membros do parlamento europeu e membros da sociedade civil para debater os diversos temas da democracia europeia.

Rafaela Paulo Teixeira é autora da proposta de diretiva “Registo de Embarcações e Bandeiras de Conveniência na União Europeia” no âmbito da pesca ilegal, não regulada e não reportada:

“As bandeiras de conveniência (FoC) nas pescas representam um problema significativo, uma vez que permitem que os proprietários de embarcações registem as suas embarcações sob a bandeira de conveniência de um país com regulamentos pouco rigorosos. (…) Reconhecendo a importância do transporte marítimo na União Europeia (UE) e a necessidade de garantir a transparência, a segurança e a legalidade das embarcações que operam sob bandeiras de conveniência (FoC), a diretiva visa estabelecer um quadro abrangente para o registo de embarcações e a aplicação de diretivas relativos às FoC. Ao manter dados históricos exatos e acessíveis sobre as embarcações e ao impedir atividades ilegais, a EU procura defender a segurança marítima, proteger os direitos dos marinheiros e promover a concorrência leal no setor dos transportes marítimos.”.

Ricardo Cerqueira é autor da proposta de diretiva “Ecossistemas Sustentáveis e Economia Circular: Especializando o Pacto Ecológico Europeu”:

A União Europeia (UE) estabelece uma diretiva para promover serviços ecossistémicos (SE), avaliação do valor ambiental e transição para uma economia circular em linha com os objetivos do Pacto Ecológico Europeu. Este visa tornar a UE o primeiro continente neutro em termos de impacto climático até 2050, promovendo crescimento econômico, inclusão social e sustentabilidade ambiental. Reconhecendo o valor dos SE, a necessidade de exploração responsável dos recursos e o apoio às micro, pequenas e médias empresas (PMEs) para promover a competitividade e práticas sustentáveis. Além disso, a UE reconhece a importância da economia circular na eficiência dos recursos, na redução de resíduos e na separação do crescimento econômico do consumo de recursos. Ao fortalecer essas iniciativas, a UE busca acelerar a transição climática, aumentar a resiliência dos ecossistemas e inspirar ação global para um futuro sustentável.

O grupo de debates foi organizado por Hugo Rufino Marques, também autor das propostas de diretivas “Segurança e Defesa” e “Valores da UE”. Daniela Silva foi coautora, juntamente com Ricardo Cerqueira da proposta de ideias a debater sobre “Educação”.

No seguimento deste trabalho, a convite da Cônsul-Geral de Portugal em Estrasburgo Patrícia Gaspar, Rafaela, Ricardo e Hugo puderam ainda fazer uma apresentação e dar o seu testemunho na Rádio Bienvenue Strasbourg (RBS) Podcast Voz de Portugal.

As ideias, expectativas e preocupações dos jovens foram recolhidas e serão distribuídas a todos os Membros do Parlamento Europeu sob a forma de um relatório.

“Gostaríamos de agradecer a todos os patrocinadores que contribuíram para esta causa e que nos apoiaram: APPBIZ.PT, Givachoice Garments e Miclair, CS Plastic, Remax Triunfo, Ice Frut, Requinte Calçado e Acessórios, Hospital Veterinário TrofaVet24, Com Confiança, Confeitaria Brandão, ambimaia water treatment solutions, Café-Bar Obrigado, Sílvia Dias Jewelry & Fashion, Pizzaria Ponto Pizza e Magui Moda.“ – Rafaela e Ricardo

#EYE2023

Rafaela: https://www.linkedin.com/in/rafaela-paulo-teixeira/
Ricardo: https://www.linkedin.com/in/prgc/

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background