O Hospital de Santo Tirso é um tema que tem estado em discussão pública desde o final do ano passado. O tema, a nível local, esteve também envolvido, de forma explícita, na campanha eleitoral para as Eleições Legislativas que decorreram no passado domingo.
A Aliança Democrática (PSD/CDS-PP), vencedora das eleições, defendia a transferência da gestão do hospital para a Misericórdia, tal como a Iniciativa Liberal.
O Partido Socialista, assim como a CDU e o Bloco de Esquerda, defendiam que essa transferência não se deveria concretizar. Foram feitas inclusive várias manifestações públicas.
Relativamente aos outros partidos não foram conhecidas as posições públicas acerca deste assunto.
O anúncio da mudança da gestão do hospital tinha sido feito no dia 12 de dezembro do ano passado, num comunicado do Primeiro-Ministro Luís Montenegro. O Diário de Santo Tirso noticiou essa novidade, minutos após o discurso do chefe de governo, novidade essa que foi transmitida entre as várias mudanças previstas.
No final de fevereiro e início de março, algumas entidades e até órgãos de comunicação social, erradamente, anunciaram que a transferência da gestão iria consumar-se a 1 de abril. Tal não se veio a verificar e foi o próprio Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, que revelou, ao Diário de Santo Tirso, que o processo tinha sido suspenso, após conversa com a Ministra da Saúde.
Realizadas as eleições, a AD venceu de forma clara e os resultados em Santo Tirso foram também explícitos. Os partidos que defenderam a transferência da gestão do hospital tiveram mais votos contrapondo uma clara diminuição dos votos nos partidos que defendiam a sua manutenção.
É expectável que o processo da transferência da gestão do hospital para a misericórdia seja concluído nos próximos meses.
O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.
Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.
Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.
Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.
MB WAY: 938 595 855
NIB: 0036 0253 99100013700 45
IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45
BIC/SWIFT: MPIO PT PL