Escola Náutica vai nascer em Santo Tirso
Principal / Notícias / Escola Náutica vai nascer em Santo Tirso

Escola Náutica vai nascer em Santo Tirso

Foi ontem assinado o protocolo para a constituição da Estação Náutica de Santo Tirso entre o Município e as 30 entidades parceiras. A cerimónia decorreu pelo fim da tarde no Centro de Arte Alberto Carneiro.

Dia 26 de maio de 2025 marca o momento da assinatura do protocolo para a constituição da Estação Náutica de Santo Tirso. Este será um instrumento de cooperação ativa entre o Município e os 30 parceiros institucionais e privados, desde escolas a associações, clubes desportivos, operadores turísticos, empresas, e entidades públicas e sociais.

A sessão foi presidida por Alberto Costa, presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, e contou com intervenções de Luís Pedro Martins, presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, e de Luís Ferreira, consultor que tem acompanhado todo o processo deste conceito imaterial.

Esta Estação Náutica é, assim, constituída por uma rede de oferta turística náutica de qualidade, organizada a partir da valorização integrada dos recursos hídricos presentes no território, que inclui a oferta de alojamento, restauração, cultura, desporto, atividades náuticas desportivas e de recreio, bem como outras atividades e serviços relevantes para a atração de turistas, acrescentando valor e criando experiências diversificadas e integradas.

Desde os rios Ave, Leça, Sanguinhedo e Vizela, até às águas termais das Caldas da Saúde, Santo Tirso reúne condições únicas para se afirmar como uma nova centralidade no turismo náutico de interior, e a nova Estação Náutica de Santo Tirso nasce com objetivos claros.

Entre estes, inclui-se: promover os desportos e as práticas de recreio náutico; estruturar um cluster turístico com base na água, unindo desporto, saúde e natureza; valorizar o património natural, arquitetónico, religioso e cultural; promover as festas e romarias, a gastronomia, as artes e ofícios, e os grandes eventos como o Festival Internacional de Guitarra ou os Dias da Camélia; criar sinergias com os Percursos Pedestres, ciclovias, parques urbanos, a Praia Urbana e a Serra da Agrela, para oferecer uma experiência turística coesa e diferenciadora.

O projeto das Estações Náuticas de Portugal insere-se numa iniciativa nacional promovida pela Fórum Oceano, no âmbito do Portugal Náutico, e visa certificar territórios que consigam estruturar, de forma sustentável e integrada, uma oferta turística ancorada nos seus recursos hídricos.

O processo conta com o envolvimento do Ministério do Mar (através da Direção-Geral de Política do Mar), da Secretaria de Estado do Turismo (através do Turismo de Portugal), do Ministério da Educação (através da Direção-Geral da Educação), e da Secretaria de Estado de Valorização do Interior.

Parceiros da Estação Náutica de Santo Tirso:
Agrupamento de Escolas de São Martinho
Agrupamento de Escolas Dom Afonso Henriques
Agrupamento de Escolas Dom Dinis
Agrupamento de Escolas Tomaz Pelayo
Águas do Norte, S.A.
Associação Amigos do Sanguinhedo
Associação Comercial e Industrial de Santo Tirso
Associação Cultural Tirsense
Associação de Municípios Corredor do Rio Leça
Associação Turismo do Porto e Norte de Portugal
Aventauros
Casa Rural de São Bento
Colégio das Caldinhas
Cooperativa de Apoio à Integração do Deficiente
Crispêgos
Escola Profissional Agrícola Conde de São Bento
Escola Profissional de Serviços Cidenai
Federação Portuguesa de Canoagem
Federação Portuguesa de Natação
Ginásio Clube de Santo Tirso
Golfe Vale Pisão
Hotel Cidnay
Indáqua Santo Tirso e Trofa
Instituto Português do Desporto e Juventude
Núcleo Associativo de Santo Tirso
Próxima Adventures
Quinta das Leiras
Quinta de Silvalde
Termas das Caldas da Saúde
Turismo do Porto e Norte de Portugal

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background