Corredor do Rio Leça promove Bioblitz
Principal / Notícias / Corredor do Rio Leça promove Bioblitz

Corredor do Rio Leça promove Bioblitz

A Associação de Municípios Corredor do Rio Leça promove este sábado, 10 de maio, um Bioblitz em Santo Tirso, com o objetivo de a dar a conhecer a biodiversidade do Rio Leça. O Bioblitz vai percorrer os quatro municípios da Associação ao longo do mês de maio.

Aprender sobre a natureza e contribuir para a conservação da biodiversidade local é o objetivo da iniciativa promovida pela Associação de Municípios Corredor do Rio Leça, com a coordenação científica da FLORADATA.

A decorrer durante a manhã junto das Quedas da Fervença, em Monte Córdova, a atividade será dedica à observação de aves e da herpetofauna (répteis e anfíbios), guiada pelo formador Duarte Mendes.

A participação é gratuita, mas carece de inscrição obrigatória através do link https://forms.gle/mc8RwUnZj8GNceb26. O ponto de encontro exato será indicado no email de confirmação da inscrição.

A atividade é aberta a pessoas de todas as idades, em especial a partir dos 6 anos, mas as crianças até aos 14 anos devem ser acompanhadas por adultos. É aconselhado o uso de roupa confortável e de calçado resistente.

Para os interessados, no domingo (11 de maio), as atividades serão no Parque SOCER (Resineira), em Valongo. Já no sábado seguinte (dia 17 de maio), o Bioblitz vai decorrer no Parque da Ponte de Moreira, na Maia, passando para a Ecovia do Leça, em Matosinhos, uma semana depois (dia 24 de maio). As inscrições são feitas através do mesmo link.

O Corredor do Rio Leça estende-se por 48 quilómetros (a totalidade do percurso hidrográfico do Rio Leça), abrangendo uma população de cerca de 500 mil pessoas. Constituída em 2021 pelas autarquias de Santo Tirso, Valongo, Maia e Matosinhos, a Associação de Municípios Corredor do Rio Leça tem como objetivo a despoluição, reabilitação ecológica e valorização paisagística, cultural e socioeconómica de todo o território do corredor verde do Leça.

2025 é o ano da presidência de Santo Tirso do conselho executivo da Associação.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background