Coligação PSD/CDS elenca prioridades para Monte Córdova
Principal / Política / Coligação PSD/CDS elenca prioridades para Monte Córdova

Coligação PSD/CDS elenca prioridades para Monte Córdova

No passado dia 14 de novembro, os deputados da Assembleia de Freguesia de Monte Córdova pela Coligação PSD/CDS, Luís Ribeiro e José Pedro Miranda reuniram-se com o executivo da Junta de Freguesia para apresentarem as propostas que consideram ser as prioritárias para inserção no Plano de Atividades de 2024 da freguesia de Monte Córdova.

Foram um total de 36 propostas apresentadas, nas mais diversas áreas como nas Infraestruturas e Rede viária, conservação dos espaços públicos, educação, desporto e cultura entre outras.

De destacar as principais propostas apresentadas:

– Requalificação do CM 1115 (Estrada de Santa Luzia a Cabanas)

– Requalificação da Avenida Dr. Délio Santarém (Junto à igreja) a partir do piso de paralelo até à zona do cruzamento de Quinchães, junto á igreja, um dos locais mais emblemáticos da freguesia.

– Colocação de Luz Pública nas entradas para a aldeia de Redundo

– Requalificação dos Parques de Valinhas e Pereiras

– Verificação e correção das paragens de autocarro sem coberto ou com coberto em mau estado e procurar alterar as paragens que estão do lado da rua contrário ao sentido Monte Córdova- Santo Tirso. A par disso propomos a colocação em todas as paragens da freguesia dos horários atualizados dos autocarros que passam na freguesia.

– Em colaboração com a Paróquia e os seus representantes, a Junta de Freguesia deverá ser uma importante ajuda na resolução do problema do mau estado das instalações da igreja paroquial e do Salão paroquial.

– Alargamento da rede de saneamento e água na freguesia até atingirmos um índice de cobertura 100%;

– Reforma no sistema escolar da freguesia, construindo-se um centro escolar de raiz ou avançar com uma requalificação na escola de Santa Luzia, que no nosso entender é a escola com mais condições para ser ampliada, para que esta possa receber todos os alunos da primária da freguesia, com condições dignas, sem turmas mistas de anos de escolaridade, com salas de apoio e de estudo e com espaço para lazer, recreio e atividades físicas.

– A par da proposta acima, defendemos que a Escola de Cabanas que neste momento tem um problema com o número baixo de alunos na escola, e que esteve em risco de fechar portas, seja criado o pré-escolar nas 2 salas.

– Em parceria com a CM Santo Tirso seja providenciado transporte escolar gratuito dos alunos para as escolas primárias e pré-escolar da freguesia.

– Dinamizar atividades/ colónias de férias nas férias de verão para alunos do 2º e 3º ciclo da Freguesia

– Construção de dois Parque Infantis na freguesia

– Pintura das paredes do cemitério da freguesia e melhoramento do escoamento de água

– Criação da Mostra Associativa da Freguesia

– Criação do site da Junta de Freguesia

– Que a Junta de Freguesia enquanto órgão que apoia logisticamente a Assembleia de Freguesia se coloque à disposição da mesma para que seja possível a descentralização das sessões das Assembleias de Freguesia. Propomos que 2 sessões anuais sejam descentralizadas, sugerindo levar as assembleias às aldeias de Cabanas, Redundo e Couto.

– Que a Junta de Freguesia em colaboração com a Assembleia de Freguesia, assinalem com uma cerimónia os 50 anos da revolução do 25 de Abril, que acontecerá já em 2024. Uma cerimónia que distinga todos os eleitos democraticamente para a Junta de Freguesia e Assembleia de Freguesia de Monte Córdova desde abril de 1974, que se entregue os votos de louvor aprovados nas Assembleia de Freguesia, que se homenageie todos os ex-combatentes da freguesia, criando mesmo no largo Monsenhor Moreira Neto, um simbólico monumento de homenagem a todos os ex-combatentes cordovenses.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background