Cidnay International Masterclass Series 2022 realiza-se em agosto e setembro
Principal / Cultura / Cidnay International Masterclass Series 2022 realiza-se em agosto e setembro

Cidnay International Masterclass Series 2022 realiza-se em agosto e setembro

O CIMS – Cidnay International Masterclass Series pretende ser um evento de promoção da excelência musical, de carácter internacional, e inspirar a comunidade e as gerações mais jovens através da música. O CIMS afirma uma visão holística, proporcionando aos participantes e ouvintes inegáveis momentos de subtileza musical, acompanhados de tempos para meditação e relaxamento, e ainda momentos de visita, ao património cultural e ambiental locais, partilha e tertúlia, relacionando a música com a arquitetura, com a escultura, com a vida da comunidade, a partir de diferentes contextos cronológicos.

Assim, o CIMS tem como conceito nuclear o CONTACTO. Contacto entre mestre e alunos, entre participantes de diferentes latitudes, com outras expressões e linguagens artísticas, com campos de conhecimento e vivência complementares à música, com diversos públicos, parceiros, entre o presencial e o digital. Dessa forma, cumpriremos o propósito de oferecer um programa inspirador, rico em conteúdo e que se posicione como ponto de passagem obrigatório para os mais talentosos músicos.

Realizado cidade banhada pelo rio Ave, o CIMS inspira os jovens através do contacto com uma profunda marca da arquitetura barroca, o Mosteiro de São Bento. Para além disso, Santo Tirso é, hoje, uma das capitais europeias da escultura contemporânea, com obras distribuídas por toda a cidade, em espaços de fruição, como jardins, praças, parques.

Também as obras de Álvaro Siza Vieira e Eduardo Souto de Moura, prémios Pritzker, podem ser apreciadas, nomeadamente o MIEC – Museu Internacional de Escultura Contemporânea.

É neste contexto, de contacto entre épocas históricas e artísticas, que se enquadram os espaços onde decorrem as masterclasses, ensaios e concertos, com abertura à comunidade local. Ora no

MIEC, ora na Quinta de Fora, espaço com uma vista privilegiada, próximo do rio, e propriedade de uma Escola Profissional Agrícola.

Também o alojamento tem espaço privilegiado, numa unidade de charme, Cidnay Santo Tirso – Charming Hotel & Executive Center.

Por fim, o evento assume uma vocação de responsabilidade social, ao estabelecer parceria com uma entidade de referência, em Portugal, no acolhimento de crianças vítimas de maus tratos, para que se possa, no âmbito do programa, criar momentos de sensibilização dos mais jovens para a importância da música na sua recuperação para a vida.

O CIMS procura afirmar-se na cidade e no panorama nacional e internacional dos eventos de valorização artística e cultural, com caráter de regularidade.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background