Centro Hospitalar do Médio Ave assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental
Principal / Notícias / Centro Hospitalar do Médio Ave assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental

Centro Hospitalar do Médio Ave assinalou o Dia Mundial da Saúde Mental

No dia 10 de Outubro, comemorou-se o Dia Mundial da Saúde Mental, evento organizado pelo Serviço de Saúde Mental do Centro Hospitalar do Médio Ave (CHMA) com a parceria da Câmara Municipal da Trofa.

O Forum Trofa XXI acolheu esta iniciativa que contou com uma ampla adesão da comunidade, culminando na lotação do auditório e na necessidade de encerrar as inscrições duas semanas antes da data.

O programa deste ano foi subordinado ao tema definido pela Organização Mundial de Saúde: “A Saúde Mental é um Direito Universal”. A este propósito, a mesa redonda do período da manhã, intitulada “Cuidar para derrubar barreiras”, procurou dar a perspetiva dos profissionais que apoiam pessoas trans, grupos de migrantes e refugiados, bem como pessoas com deficiência mental. Durante o período da tarde, foi possível assistir à tertúlia “Ser Diferente também é Normal” que contou com os testemunhos de uma pessoa trans, duas imigrantes e uma refugiada de guerra ucranianas.

O dia foi ainda enriquecido pela colaboração da APPACDM da Trofa e da Escolinha de rugby da Trofa que protagonizaram dois momentos de animação plenos de emoção.

Segundo a Comissão Organizadora, esta iniciativa – que já vai na sua 6ª edição – teve como objetivos sensibilizar a população geral para a importância de promover a inclusão de grupos de pessoas mais vulneráveis da nossa sociedade e para alertar os diversos intervenientes na organização dos cuidados de saúde para as necessidades específicas dessas pessoas no âmbito da saúde mental e do acesso a esses cuidados.

A Comissão Organizadora constata com particular satisfação o interesse manifestado por uma plateia predominantemente jovem que participou ativamente nos momentos de interação com os palestrantes.

Como nas edições anteriores, este encontro entre os profissionais de saúde mental do CHMA e a comunidade envolvente possibilitou a oportunidade de reforçar o trabalho em rede com diversas instituições que desenvolvem a sua atividade na área assistencial do CHMA.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background