Centro Cultural de Vila das Aves acolhe exposição de fotografia sobre Picasso
Principal / Cultura / Centro Cultural de Vila das Aves acolhe exposição de fotografia sobre Picasso

Centro Cultural de Vila das Aves acolhe exposição de fotografia sobre Picasso

Os alunos do Agrupamento de Escolas de São Martinho levam o projeto “reCRIAR… olhando” ao Centro Cultural Municipal de Vila das Aves, com uma exposição sobre o artista espanhol Pablo Picasso. Mostra de fotografia é inaugurada esta quarta-feira, 22 de março, pelas 17h00.

Nome incontornável da arte e da cultura do século XX, Pablo Picasso (1881-1973) é o artista escolhido para uma exposição de fotografia no Centro Cultural Municipal de Vila das Aves (CCMVA), no âmbito do projeto “reCRIAR…olhando”, inserida na experiência curricular Oficina de Audiovisuais, que os alunos do terceiro ciclo frequentam no Agrupamento de Escolas de São Martinho.

Um moinho, uma igreja, uma ponde ou um mosteiro são, ainda hoje, marcas bem visíveis, construídas num território e que ajudam a contar a história da população que o habita. É trabalhando este património como algo fundamental na construção da memória identitária de uma comunidade que esta mostra procura contribuir para o preservar, alertando igualmente para a necessidade da sua constante valorização, apoiada num diálogo intergeracional.

Anualmente, os alunos de todas as seis escolas deste agrupamento com sede em São Martinho do Campo prepararam trabalhos multifacetados no âmbito deste projeto. Desta vez, o foco está em Pablo Picasso, autor de uma prolífica obra que vai da escultura à pintura, passando pela cerâmica e pela cenografia, associada à dramaturgia e à poesia.

Cofundador do cubismo, ao lado de Georges Braque, Picasso é ainda hoje considerado um dos artistas mais revolucionários das artes plásticas das primeiras décadas do século XX. Entre as obras mais emblemáticas do artista, destacam-se “As Meninas de Avignon”, de 1907 e Guernica, de 1937, esta última icónica na sua representação das vítimas inocentes da guerra, especificamente do bombardeamento alemão da cidade de Guernica, durante a Guerra Civil Espanhola.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background