Bloco de Esquerda reage à nova concessão do estacionamento afirmando que "não serve o interesse público"
Principal / Notícias / Bloco de Esquerda reage à nova concessão do estacionamento afirmando que “não serve o interesse público”

Bloco de Esquerda reage à nova concessão do estacionamento afirmando que “não serve o interesse público”

Imagem: Diário de Santo Tirso

A nova concessão do estacionamento em Santo Tirso tem provocado um descontentamento generalizado na população e todos os partidos da oposição, da direita à esquerda, manifestam a sua indignação. O Bloco de Esquerda de Santo Tirso enviou para as redações um comunicado demonstrando a sua oposição à medida do executivo socialista.

O Município de Santo Tirso concessiona o estacionamento a uma empresa privada num contrato com duração superior a uma década, o que segue a política de concessões longas do Partido Socialista, desde a gestão das cantinas escolares à água. O Bloco de Esquerda votou contra esta concessão na Assembleia Municipal de fevereiro deste ano.

A Câmara Municipal justifica este contrato pela defesa do interesse público e enquanto uma reinvindicação do comércio local. No entanto, esta concessão não serve o interesse público. Numa altura de inflação e dificuldade económicas, a Câmara Municipal decide agravar estas dificuldades dos tirsenses. Estamos particularmente preocupados com os moradores em zonas abrangidas por esta concessão que terão de pagar 130€ anualmente para estacionarem o seu carro.

O Bloco de Esquerda irá fazer uma pergunta por escrito ao executivo da Câmara porque a informação disponibilizada na Assembleia Municipal é que o estacionamento seria pago das 9h00 às 19h. No entanto, o pagamento junto à Piscina Municipal (Rua do Retiro) é pago 24 horas, todos os dias da semana. Assim, o executivo não disponibilizou à Assembleia Municipal toda a informação, o que se trata de uma desrespeito grave pelo orgão municipal.

Na perspetiva do Bloco de Esquerda, a promoção do centro da cidade sem carros passa pelo aumento substancial de transportes públicos e pela criação de zonas de estacionamento nas entradas da cidade. Só desta forma existe uma real liberdade de deslocação.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background