Aníbal Pereira, aka Green Zob, está na Suécia há 10 anos, é um Tirsense de sucesso no mundo
Principal / Cultura / Aníbal Pereira, aka Green Zob, está na Suécia há 10 anos, é um Tirsense de sucesso no mundo

Aníbal Pereira, aka Green Zob, está na Suécia há 10 anos, é um Tirsense de sucesso no mundo

Imagem: Green Zob

Chama-se Anibal Pereira, é natural de Santo Tirso onde viveu até aos 25 anos de idade. Há uma década atrás mudou de vida e emigrou para a Suécia depois de também já ter estado a viver em Aveiro.

Agora aos 40 anos de idade e a residir em Estocolmo, editou dois álbuns, um pessoal e outro resultante de um projeto com um amigo Dinamarquês atualmente a residir na Austrália.

Aníbal Pereira, conhecido no mundo da música por Green Zob, é um tirsense a espalhar a cultura jesuíta pelo mundo fora. Green Zob aceitou dar uma pequena entrevista por escrito ao Diário de Santo Tirso.

Diário de Santo Tirso: Como surgiu a oportunidade de ir para um país tão distante como a Suécia?

Green Zob: O amor! Na altura, a minha ex-namorada teve uma oferta de trabalho em Estocolmo e como estávamos juntos há 13 anos, não fazia sentido um vir e o outro ficar, então fiz a mala e vim com ela para tentar a minha sorte na Suécia.

Diário de Santo Tirso: É o Aníbal Pereira mas também é o Green Zob. O seu nome artístico tem algum significado especial?

Green Zob: O nome “Green Zob” surge da combinacão da minha paixão pela natureza e campismo, daí o ‘Green’ e ‘Zob’ foi por um mero erro de programacão numa consola “Sinclair ZX Spectrum” que eu tinha quando era novo. Instintivamente, identifiquei-me e adotei esse nome artístico para me apresentar ao mundo.

Diário de Santo Tirso: Vive exclusivamente da musica ou tem outro trabalho?

Green Zob: A música é uma paixão enorme mas não vivo dela, tenho trabalho a tempo inteiro na Embaixada do Chile em Estocolmo, depois de uma passagem de quase 3 anos na Embaixada de Portugal. Ter outro trabalho para além da música, embora me retire bastante tempo de estúdio, permite-me bastante liberdade de expressão musical, não ficando dependente da busca de uma fórmula de sucesso para poder sobreviver ou ter de seguir formatos convencionais.

Diário de Santo Tirso: Como se define enquanto músico?

Green Zob: Considero-me assim um curioso explorador de tons que de uma maneira ou outra espelhem o meu estado emocional e permitam o registo de memórias individuais.

Diário de Santo Tirso: Quem são ou quais são as suas inspirações musicais?

Green Zob: Projectos como Portishead, Thievery Corporation, Tricky, Massive Attack, Air, Bonobo, Boards of Canada, Aphex Twin, Amon Tobin, entre muitos outros, säo e sempre seräo grande inspiracäo para mim.

Diário de Santo Tirso: Editou agora dois álbuns, um pessoal e outro em parceria com um amigo dinamarquês, mas já está no mundo da musica há mais de 20 anos. O que foi preciso para chegar a este ponto e a este nível?

Green Zob: Na verdade este é o meu segundo álbum pessoal. O primeiro foi publicado por uma editora do Chipre em 2012 (“PitchBend Recordings”) mas após o final dos cinco anos de contrato decidi não renovar com eles e seguir o meu caminho independente. Editei alguns remixes com essa mesma editora do Chipre e dois temas com a editora portuguesa “Micro Digital Records” ainda no mesmo ano de 2012 e no seguinte de 2013. Foi, para mim, desde sempre necessário acreditar que a música viria a refletir e traduzir o meu estado de espírito e emocional, acima de tudo. Tal como “uma imagem vale mais do que mil palavras”, acredito que uma música consegue ter o mesmo efeito ou, para mim, ainda mais intenso. Foram também muitas horas de frustração, de tentativas e erros, de pesquisa e aprendizagem e de aceitar que muita gente näo vai gostar daquilo que fazes e encontrar paz interior com isso. O mais importante para mim é continuar a ter a possibilidade de me expressar sem limites através da música.

Diário de Santo Tirso: Que projetos tem para o futuro?

Green Zob: Os projetos para o futuro passam por continuar a trabalhar no meu projeto pessoal e no projeto Trollslända. Tenho intenção de convidar mais músicos para ‘experimentar’ ideias no estúdio e permitir assim mais influências artísticas na minha música.

Diário de Santo Tirso: Regressar a Portugal e a Santo Tirso está nos seus planos?

Green Zob: Sim mas, não para já. Estou a adorar viver em Estocolmo e a explorar as terras nórdicas. Sinto que ainda há muito caminho para percorrer por aqui e onde passei rapidamente, também, a sentir-me em casa.

Diário de Santo Tirso: Gostaria de ter a oportunidade de mostrar o seu trabalho ao público tirsense?

Green Zob: Sem dúvida! Este já pode ser ouvido através das várias plataformas de streaming disponíveis. Seguramente na próxima visita de férias a Santo Tirso, tentarei encontrar um espaço que me permita fazer uma sessão de divulgação com os meus temas.

Diário de Santo Tirso: Que mensagem gostaria de deixar a todas as pessoas de Santo Tirso que possam estar a ler esta entrevista?

Green Zob: A mensagem é simples: Tomem conta uns dos outros e sejam felizes! Cada um é como cada qual e quanto maior for esta aceitação, com o respeito pelas diferenças e o respeito pelo próximo, maior e mais contagiante será a felicidade de todos nós, seja em que lugar do mundo for!

As músicas do artista Tirsense podem ser ouvidas em:

Green Zob – “Sound Language”
https://open.spotify.com/album/3SSfDoFmfNUrNLB3Un2SlU

Trollslända – “Centrifuged”
https://open.spotify.com/album/5thjFd5RRHYleI8gnZyRMd

Imagem: Green Zob
Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background