Alunos da Escola D. Dinis visitaram Mafra
Principal / Escolas / Alunos da Escola D. Dinis visitaram Mafra

Alunos da Escola D. Dinis visitaram Mafra

No passado dia 24 de janeiro, decorreu uma visita de estudo destinada aos alunos do décimo segundo ano, no âmbito do estudo da mais célebre obra de José Saramago, “Memorial do Convento”. Apesar da longa viagem, Mafra acolheu-nos de uma forma inexplicável, desde a simpatia dos diferentes guias até à beleza e elegância dos distintos espaços visualizados.

Tudo começou com uma visita à Basílica, que ocupa a parte central do Palácio Nacional de Mafra, acompanhada de um breve resumo da obra em estudo. Posto isto, esta basílica destaca-se sobretudo pelos seis órgãos, bem como pela forma de cruz latina, construída com pedra da região de Sintra, Pêro Pinheiro e Mafra. Posteriormente, tivemos o prazer de conhecer cada detalhe do palácio, que um dia pertencera a D. João V e que é hoje o maior monumento nacional português. Além disso, este é marcado pelo luxo e pela extravagância, o que se encontra evidenciado na sua grande dimensão e ornamentação. No entanto, apesar de o palácio, na sua totalidade, ter conquistado a nossa atenção, é necessário fazer referência ao ponto alto da visita guiada: a biblioteca. A beleza deste espaço deve-se à singularidade e importância que cada um dos seus livros possui. Por outro lado, o que mais nos fascinou foi a presença de várias espécies de morcegos capazes de eliminar insetos que podem comprometer a preservação dos livros, de uma maneira relativamente mais ecológica.

Na parte da tarde, a visita prosseguiu com uma peça de teatro que retrata os principais momentos da obra de Saramago. Contudo, apesar da boa dramatização por parte dos atores, é essencial realçar que o espaço selecionado, embora provisório, para o decorrer da peça não foi o mais adequado, no que concerne à grande proximidade do público com os atores e à dificuldade sentida em visualizar a representação.

Finalmente, chegando ao fim a viagem, foi-nos proporcionado um tempo de convívio, onde pudemos refletir sobre o que nos foi lecionado. Desta forma, viemos a concluir que esta foi, indubitavelmente, a melhor e última visita de estudo do ensino secundário.

Beatriz Rodrigues e Carolina Santos, 12.º C

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background