Alunos da Escola D. Dinis visitaram a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco
Principal / Escolas / Alunos da Escola D. Dinis visitaram a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco

Alunos da Escola D. Dinis visitaram a Casa-Museu de Camilo Castelo Branco

Imagem: Escola D. Dinis

Nos dias 24 e 31 de janeiro, as turmas do 11.º ano, do ensino geral, da Escola Básica e Secundária D. Dinis tiveram a oportunidade de visitar a casa onde viveu o célebre escritor Camilo Castelo Branco, um escritor português do século XIX, conhecido por obras como “Amor de Perdição” e “O Amor do Padre Belchior”, entre outras.

Teve uma vida atribulada, marcada por amores arrebatadores, escândalos e tragédias. Era um homem de grande talento, mas também de temperamento instável e rebelde. A sua obra reflete a complexa realidade da sociedade portuguesa da época, com os seus dramas e conflitos.

Apesar de ter sido um autor controverso, Camilo Castelo Branco é considerado um dos maiores nomes da literatura portuguesa. A casa do escritor em São Miguel de Seide, no município de Vila Nova de Famalicão, foi mandada construir por Pinheiro Alves em 1830 com dinheiro que ele amealhou no Brasil. Após a morte de Pinheiro Alves, Camilo e a sua esposa, Ana Plácido, instalaram-se na casa em 1863. Foi lá que Camilo viveu e escreveu grande parte da sua obra até 1890, ano em que se suicidou. A casa foi transformada num museu em 1922, mas sofreu um incêndio em 1915 e foi reconstruída. Nas obras de reconstrução, a casa foi alterada, mas nos anos 50 foi restaurada para recuperar a sua traça original.

A visita dos alunos ficou marcada por inúmeras histórias sobre Camilo, contadas pela guia, que permitiram uma maior proximidade com o escritor, enquanto português e enquanto ser humano.

Hoje em dia, a Casa de Seide é um importante local para conhecer a vida e obra de Camilo Castelo Branco e cada visita é um convite à leitura deste autor e à preservação da cultura e língua.

Afonso Pinto Lopes, n.º 2, 11.º B

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background