A cultura é uma das prioridades para o Bloco de Esquerda de Santo Tirso
Principal / Notícias / A cultura é uma das prioridades para o Bloco de Esquerda de Santo Tirso

A cultura é uma das prioridades para o Bloco de Esquerda de Santo Tirso

Imagem: Diário de Santo Tirso

Balanço da reunião: “Temos feito várias reuniões com associações, desta vez com uma Associação Cultural porque uma das nossas prioridades da campanha e da candidatura também é a cultura. Como sabemos a cultura é muito parca em Santo Tirso e portanto precisamos de mais atividades culturais e para isso precisamos de apoiar estas associações”.

Políticas na área da cultura: “Em relação à cultura acho que há vários aspetos fundamentais. A primeira prende-se com a construção de um anfiteatro, de um cineteatro que há muitos anos tem vindo a ser prometido e isso é essencial para que consigamos ter programação consistente na nossa cidade e para que tenhamos também animação cultural. Mas a cultura não é só animação cultural, é também a preservação do património e a preservação da memória e da história Tirsense. E falamos muito disso e relembro que o Bloco de Esquerda tem um projeto para se instalar o roteiro do Vale do Ave com as fábricas abandonadas para que consigamos documentar aquilo que é a nossa história têxtil, aquilo que foi a luta dos trabalhadores têxtil e de toda a história que foi feita por estes trabalhadores e por estes operários. Isto também é cultura, infelizmente tem faltado muito em Santo Tirso porque ainda não conseguimos olhar para a nossa história do ponto de vista operário, olhamos sempre os grandes industriais e essas empresas tiveram uma grande importância na nossa região mas precisamos de ir buscar a memória daquilo que foram os trabalhadores porque entretanto essa memória irá desaparecer pois também temos fábricas abandonadas que têm ainda por exemplo material que possamos colocar em museus e que tenhamos de preservar e é essencial que se faça essa recolha”.

Apoios das associações culturais: “Eles têm algum apoio mas obviamente com a pandemia muitas das suas atividades foram canceladas e portanto isso teve um efeito muito mau naquilo que era a sua atividade. São pessoas que muitas ou fazem só isto ou que tenham outros empregos e portanto isso assim vai-se mantendo. Eu acho que é essencial percebermos com a pandemia perdeu-se muito daquilo que era a cultura e o hábito de ir essas atividades e que quando abrirmos e infelizmente agora estamos numa situação muito complicada mas quando abrirmos precisamos desse investimento na cultura e uma coisa que eu acho que também é importante que normalmente fazem-se esses grandes eventos culturais ou faz-se durante pouco tempo algum investimento na cultura e depois não é o retorno das pessoas lá irem. Mas precisamos ter uma visão a longo prazo daquilo que queremos em relação à cultura para Santo Tirso e percebermos que isto é um caminho que vai ser longo mas que temos mesmo de ganhar este hábito de cultura e isso só se faz com uma visão política a longo prazo”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background