Vereadores do PSD questionam se o resgate da concessão da água não irá afetar as contas municipais
Principal / Notícias / Vereadores do PSD questionam se o resgate da concessão da água não irá afetar as contas municipais

Vereadores do PSD questionam se o resgate da concessão da água não irá afetar as contas municipais

Imagem: Diário de Santo Tirso

O presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso, Alberto Costa, anunciou no final de dezembro do ano passado o resgate da concessão da água pública à INDAQUA revelando que a indemnização a pagar à empresa a partir de janeiro de 2023 será de 12 milhões de euros. A decisão prende-se com o facto de Santo Tirso ter desde há vários anos a água mais cara do país, tal como explicou Alberto Costa: “Não me podia resignar com a situação de injustiça de que está a ser vítima a população do concelho, obrigada a pagar a água mais cara do país”.

A INDAQUA por sua vez discorda do valor a pagar: “O valor de indemnização decorrente de um resgate é determinado nos termos da cláusula 22ª do contrato de concessão, que está disponível no seu site, e nunca será inferior a 45 milhões de euros”, contrapondo aos 12 milhões de euros avançados pela autarca.

Agora foi a vez dos vereadores do Partido Social Democrata (PSD) questionarem a decisão do Presidente da Câmara: “Uma nota final para a mensagem do Sr. Presidente da Câmara Municipal de Santo Tirso Dr. Alberto Costa, que reafirma o compromisso de pautar a gestão pelo rigor das contas, numa gestão equilibrada e responsável para salvaguardar as gerações futuras, não venha a ser fortemente abalada pela decisão do resgaste do contrato de concessão da água com a empresa INDAQUA, assumida no passado mês de dezembro”.

Se chegou até aqui é porque provavelmente aprecia o trabalho que estamos a desenvolver.

O Diário de Santo Tirso é privado mas faz serviço público, é um jornal online de Santo Tirso, com notícias exclusivamente de Santo Tirso, independente e plural. Acreditamos que a informação de qualidade, que ajuda a pensar e a decidir, é um direito de todos numa sociedade que se pretende democrática.

Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.

O Diário de Santo Tirso tem custos de funcionamento, entre eles, a manutenção e renovação de equipamento, despesas de representação, transportes e telecomunicações, alojamento de páginas na rede e taxas específicas da atividade.

Para lá disso, o Diário de Santo Tirso pretende produzir e distribuir cada vez mais e melhor informação, com independência e com a diversidade de opiniões própria de uma sociedade aberta e plural.

Se considera válido o trabalho realizado, não deixe de efetuar o seu simbólico contributo – a partir de 1 euro – sob a forma de donativo através de mbway, netbanking ou multibanco. Se é uma empresa ou instituição, poderá receber publicidade como forma de retribuição.

Caso pretenda fazer uma assinatura com a periodicidade que entender adequada, programe as suas contribuições. Estabeleça esse compromisso connosco.

MB WAY: 938 595 855

NIB: 0036 0253 99100013700 45

IBAN: PT 50 0036 0253 99100013700 45

BIC/SWIFT: MPIO PT PL

background