Diário de Santo Tirso

RallySpirit 2025: máquinas lendárias, três dias de pura emoção e Salonen como embaixador

Imagem: Diário de Santo Tirso

A partir de amanhã e até sábado, todos os caminhos vão dar ao RallySpirit e aos mais lendários carros de ralis de todos os tempos! Na edição que celebra os seus 10 anos, o evento promete voltar a unir a emoção da competição com o ambiente único de festa e descontração, e apresenta uma verdadeira lenda dos ralis como embaixador: Timo Salonen, Campeão do Mundo de Ralis de 1985.

O tempo passa, mas não pelo RallySpirit! Dez anos depois da primeira edição, a prova idealizada pela XRacing mantém-se fiel aos seus princípios: reunir os mais lendários carros de ralis de todas as gerações, num ambiente único de festa, convívio e confraternização, mas onde a competição serve também de catalizador para as emoções, onde o cheiro a gasolina e a borracha queimada despertam ainda mais os sentidos e onde as decorações da época das máquinas presentes fazem viajar no tempo e na história.

Após 10 edições, a prova ganhou maturidade, colecionou fãs e entrou definitivamente no calendário dos principais Rally-Legends europeus (está incluída na restrita lista de provas do Slowly Sideways Europe), suplantando, com sucesso, o difícil desafio da popularização, mesmo realizando-se no ponto mais ocidental da Europa. Um handicap que a XRacing, a mentora do evento, conseguiu reverter com a arte de bem receber, organizar e mexer com as emoções das equipas e público, proporcionando-lhes um espetáculo único e inesquecível, ano após ano.

Timo Salonen, como embaixador da prova

Ajudando a reforçar ainda mais o prestígio do evento estará Timo Salolen! O Campeão do Mundo de Ralis de 1985 será uma das grandes atrações do RallySpirit 2025, regressando a Portugal para partilhar com os fãs a paixão pelos ralis, mesmo se um problema físico o impossibilitará de estar ao volante de um carro de competição durante a prova.

Sendo um dos expoentes máximos da geração dos “finlandeses voadores”, Salolen será homenageado pela conquista do seu título mundial, precisamente há 40 anos, então ao volante de um Peugeot 205 T16, marcando presença assídua em muitas das principais atividades do evento, seja na tertúlia temática ou em diversas sessões de autógrafos.

Neste contexto, o veterano piloto que integrou as equipas oficiais da Fiat, Datsun, Nissan, Peugeot, Mazda e Mitsubishi e conquistou 11 vitórias e 24 pódios no WRC, mostra-se plenamente satisfeito com a sua presença no RallySpirit. Nas suas palavras, “é sempre um prazer voltar a Portugal, onde o público vibra com os ralis como em poucos lugares no mundo. Participar num evento como o RallySpirit, com este espírito tão especial e rodeado de máquinas que marcaram gerações, é uma experiência encantadora. Estou certo de que serão dias memoráveis.”

Para além de Timo Salolen, a lista de inscritos confirma também uma saudável heterogeneidade de pilotos, onde estrelas nacionais como Rui Madeira (Campeão do Mundo de Grupo N em 1995), Fernando Peres (Tricampeão nacional de ralis) ou Hugo Lopes (piloto oficial do Team Hyundai Portugal), convivem com um grupo alargado de outros rápidos protagonistas, sem esquecer muitos ‘gentleman drivers’, de que Carlos Tavares, ex-presidente do Grupo Stellantis, é um bom exemplo.

Mas o RallySpirit é muito mais do que uma simples montra dinâmica de algumas das mais lendárias máquinas do universo dos ralis, no seu habitat natural. É também uma fábrica de concretização sonhos, como prova a participação do piloto Jorge Ortigão (figura emblemática dos ralis portugueses e pai de Pedro Ortigão, o mentor do RallySpirit) ao volante de um icónico e ex-oficial Toyota Celica Twin Cam Turbo (TA64), que há quatro décadas ambicionava pilotar e que, agora, lhe permitirá finalmente concretizar um sonho de longa data.

No total 109 equipas responderam à chamada da XRacing e do Clube Automóvel de Santo Tirso (organizador desportivo), sendo quase 40 por cento dos participantes são estrangeiros. Pilotos e navegadores de 12 nacionalidades diferentes vão contribuir para a presença de um parque automóvel de sonho, que percorre a linha histórica do que se passa nos ralis desde os anos 60 até aos dias de hoje, na melhor tradição do que o evento já habituou.

À partida do RallySpirit 2025, todas as principais épocas desta história estão representadas, seja nas categorias “Históricos” e “Spirit” (ambas com classificação), seja nas “Legend” e “Extra” (onde a exibição é mais importante que o cronómetro).

Desde os emblemáticos “Super” Grupo B (Audi Sport Quattro S1 E2 – três unidades -, Lancia Delta S4, MG Metro 6R4 ou Renault 5 Maxi Turbo), até aos mais convencionais, mas não menos espetaculares Grupo B e Grupo 4 (Lancia 037 e Stratos, Alpine-Renault 110, Porsche 911, Audi Quattro, Opel Manta 400, Toyota Celica Twin Cam Turbo e Ford Escort RS), sem esquecer os também entusiasmantes Grupo A (Lancia Delta Integrale, Subaru Impreza, Mitsubishi Lancer Evo, BMW M3 ou Ford Sierra Cosworth), os sonoramente contagiantes S2000 (Peugeot 306 Maxi), S1600 (Peugeot 206 S1600), Kit Car (Citroën Saxo, Seat Ibiza e Nissan Micra Kit Car) e RGT (Porsche 991.2 GT3). Mas a verdadeira magia do RallySpirit também se prende com a convivência saudável entre todos esses fantásticos bólides e modelos muito mais modestos, como os saudosos Trabant RS800 e Renault 4L, e que com eles conseguem ombrear na popularidade das selfies ou de arrancar aquele sorriso de simpatia e nostalgia.

Três dias de emoções no Norte do país

De 5 a 7 de junho, o RallySpirit celebra a sua 10ª edição numa rota que atravessa o Norte de Portugal, passando pelo Porto, Gaia, Santo Tirso, Barcelos, Esposende, Vila Verde e Terras do Bouro, afirmando-se como um dos eventos de desporto automóvel mais carismáticos disputados em Portugal.

Em termos competitivos, o rali terá 13 provas especiais, distribuídas ao longo de três dias, num total de 444,07 km, dos quais 136,24 km serão cronometrados. Algumas das classificativas disputam-se em sistema de perseguição (Boucles), o que, por certo, fará subir, ainda mais, a adrenalina de pilotos e espectadores.

Contudo, o percurso não vive apenas da velocidade pura e dura das carros lendários presentes, é também capaz de oferecer momentos de emoção únicos, que podem muito bem passar pela glamorosa Cerimónia de Partida no Porto (Jardim das Sobreiras), logo na quinta-feira às 19h30 ou estender-se à pitoresca passagem pela Marginal de Gaia, 40 minutos depois.

Outros pontos altos incluem, na sexta feira (dia 6), os reagrupamentos de Terras do Bouro (14h29), Vila Verde (17h50) e no sábado (dia 7) o de Esposende (na Marina) (11h46), a que se junta o Parque de Assistência de Barcelos (durante os três dias de prova) como local de contacto também privilegiado entre público, pilotos e máquinas.

À margem da estrada, eventos dentro do próprio evento, como a Rally Party (quinta-feira, 22h15 em Barcelos) ou o Rally Tertúlia Fuchs (sexta-feira, 21h30 também em Barcelos) darão uma tónica diferenciadora a ajudarão a promover o espírito único do evento.

Na ótica de Pedro Ortigão, um dos responsáveis pela X Racing: “Celebrar 10 edições é um marco que nos enche de orgulho e que prova que a nossa estratégia inicial, de evoluir passo a passo, estava certa. Nesta edição tão especial, ter connosco uma figura como o Timo Salonen e tantas equipas internacionais confirma a projeção que o RallySpirit atingiu além-fronteiras. Mas, mais do que números ou nomes, o RallySpirit é feito do ambiente apaixonado entre pilotos, carros e público, e esse vai continuar a ser o nosso espírito e inspiração para fazermos mais e melhor todos os anos”.

Agora, só falta mesmo finalizar a contagem final para o arranque de uma edição que se prevê memorável! Os motores já estão a aquecer…

Mais informações e atualizações oficiais podem ser consultadas no site oficial www.rallyspirit.pt.

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