Diário de Santo Tirso

Cientista Vítor Carneiro visitou a Escola de Quinchães

Imagem: DR

O cientista Vítor Carneiro visitou a escola EB1/JI de Quinchães para dinamizar uma oficina com as crianças do 4º ano, no âmbito do programa Cientista Regressa à Escola, hoje, dia 09 de maio.

A essência deste programa é fazer com que cientistas de diversas áreas do conhecimento regressem às suas escolas básicas. Assim, o Cientista Regressa à Escola tem como principal objetivo tornar Portugal o primeiro país onde todas as crianças de 10 anos já conheceram uma pessoa cientista da sua terra-natal. Pretendemos ampliar os horizontes das crianças, promover a literacia científica e o ensino superior e ainda ajudar a combater estereótipos relacionados com a ciência e cientistas. Estas oficinas contaram com o apoio da Direção-Geral da Educação e da Fundação Belmiro de Azevedo.

O cientista, que integra a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), trouxe um pouco da sua profissão a Santo Tirso. Vítor Carneiro, que estuda novos materiais e processos de fabrico para veículos, dinamizou uma oficina onde a questão central era “Como construir um avião?”.

A oficina começou por explorar a necessidade que os aviões têm de ser resistentes, utilizando tubos de papel de diferente diâmetro, altura e espessura sobre os quais eram colocadas latas de atum e pacotes de arroz, para demonstrar como as dimensões do avião e a resistência do seu material são fatores críticos a ponderar na sua construção.

De seguida, foi demonstrado como a leveza é um outro fator a ter em atenção quando se constroi um avião. Nesta parte da oficina, Vítor permitiu que as crianças interagissem com uma espuma metálica bastante resistente e leve, que é utilizada na construção de aviões.

Para finalizar a sua oficina, o cientista demonstrou, através do fabrico de uma asa executado por um robot, como os autómatos são cruciais na produção de aviões.

Através deste programa, desenvolvido pela Native Scientists, uma organização pan–europeia sem fins lucrativos de promoção de literacia científica e redução das desigualdades, crianças do 4º ano de Santo Tirso tiveram a oportunidade, única para muitas, de conhecer e interagir com uma pessoa cientista. Podem, agora, afirmar convicta e alegremente que já conheceram um cientista da sua terra natal.

Assim como explica Joana Bordalo, co-fundadora do programa, “o Cientista Regressa à Escola foi lançado no dia 8 de setembro de 2021, Dia Internacional da Literatura e visa contribuir para o enriquecimento curricular na área das ciências, promover o Ensino Superior junto de estudantes mais jovens e fomentar a cultura científica na sociedade portuguesa, aproximando a ciência da sociedade e ancorando o programa a importantes conceitos, como a humanização da ciência e a educação circular.”

Exit mobile version